Migrando para uma infraestrutura agil
O objetivo desse blog é mostrar algumas tarefas do dia-a-dia como SRE e compartilhar dicas que possam ajudar outras pessoas.
Atualmente, estou em um projeto que visa migrar um ambiente de TI legado e tradicional para uma infraestrutura agil. O que isso significa?
O cliente possui uma infraestrutura de servidores, storage, switches, hospedado em um datacenter privado da empresa. Esse cenário era ou ainda é muito comum para vários segmentos do mercado.
E como o cliente precisa de agilidade para entrega de novas features e também possui uma dificuldade para mensurar o crescimento de usuários que vão utilizar a app,ele precisa que a infraestrutura também seja ágil. Não adianta nada o desenvolvedor entregar uma modificação na app no final da sprint sendo que o time de SRE/Sysadmin’s não conseguem acompanhar essa velocidade. Partindo desse principio, escolhemos um provedor de nuvem para suportar essas demandas e modificamos o “modus operandi” do time, divulgando a cultura Devops/SRE.
Como devops não é apenas ferramenta, realizamos alguns workshops e com ajuda de um agile leader, ministramos algumas dinâmicas para melhorar o trabalho em comunidades e de maneira colaborativa. Essa é a parte mais dificil, pois muitas pessoas dizem que sabem trabalhar em grupo e que são bons companheiros de trabalhos, mas na verdade, não são. E isso não se resume apenas sobre ajudar o coleguinha junior, mas não é só isso. Eu sei que isso já devia ser educação de cada um, mas ainda tem muita gente racista, xenofóbico e cheio das piadinhas constrangedoras em voz alta. Fora isso, é estar disponível para resolver um problema, entender que quando acontece alguma coisa no seu time você faz parte disso, entre outras coisas!
Temos muito trabalho para fazer, então mãos a obra. Não que esse jeito seja o correto ou o melhor, mas definimos assim:
Definimos uma stack de ferramentas que utilizariamos. É mais ou menos assim:
Enquanto trabalhavamos em melhorar a cultura da empresa, estavamos realizando o deploy das ferramentas e a primeira que vou começar será o Jenkins.
Quer saber como instalar o Jenkins? Fique ligado nos próximos posts que irei detalhar um pouco mais sobre essa e outras ferramentas.